Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Cuidados com a raça Yorkshire

Os Yorkshires são lindos, companheiros, carinhosos e saudáveis, mas é lógico que toda raça tem predisposição a certos problemas de saúde – e eles não são exceção.

Dentre os filhotes, talvez sejam os que apresentam maior problema de hipoglicemia, ou seja, falta de açúcar no sangue, seja porque não comeram ou tiveram diarreia e a taxa de açúcar do sangue baixou. Podem convulsionar.

Alguns Yorkies nascem com problema na vascularização do fígado, no sistema chamado porta e causa uma doença chamada shunt hepático. Para este problema, o diagnóstico será dado depois de examinar o animal clinicamente. É feita uma ultrassonografia para confirmar a lesão com o doppler e o tratamento é cirúrgico. Alguns animais podem esperar mais para serem operados do que outros.

Nos filhotes, ainda temos problemas de dentição dupla, isto acontece quando nascem os dentes definitivos e os de leite acabam não caindo. Estes dentes de leite precisarão ser extraídos, no mais tardar, aos sete meses de idade.

Temos ainda problemas juvenis que é uma degeneração óssea da cabeça do fêmur. Chamamos de necrose asséptica da cabeça do fêmur. Este problema também é de resolução cirúrgica. Geralmente, os Yorkies operados estão em torno de 10 a 13 meses e a recuperação é muito rápida.

Durante os primeiros anos de vida pode aparecer uma doença chamada colapso de traqueia. Toda vez que eles ficam muito excitados podem começar a tossir ou engasgar. O tratamento é com remédio, dieta, exercícios nas horas certas do dia e em casos graves colocamos um stent (anel dilatador) na traqueia.

Com a idade, podem aparecer problemas de artrose no joelho devido a problema de patela ou ruptura de ligamento cruzado. Também irão precisar de cirurgia.

Outro probleminha com a idade são as doenças de válvulas cardíacas. Por isto, a importância de uma consulta anual e monitoramento de pressão sanguínea após os cinco anos de idade. Tratamento dentário anual e escovação de dentes também vão deixar o seu Yorkshire viver muito tempo.

Temos vários clientes Yorkies com 14, 15, 16 e 17 anos de idade e alguns com até 18 anos.

Observe o seu animal e se notar alguns destes problemas traga ao PET CARE que cuidaremos dele com todo carinho e atenção.

Artigos Relacionados
Dermatite atópica em cães: como identificar, tratar e prevenir?

Dermatite atópica em cães: como identificar, tratar e prevenir?

Produzido em parceria com o Dr. Leandro Haroutune Hassesian Galati, médico veterinário dermatologista do Pet Care.  Coceira constante, vermelhidão e lesões: a dermatite em cachorro é uma doença que compromete a saúde e a qualidade de vida dos nossos pets. ...

Cachorros sentem calor? Cuidando do seu pet em dias quentes!

Cachorros sentem calor? Cuidando do seu pet em dias quentes!

Todo ano é a mesma coisa: o verão vai se aproximando, os termômetros vão subindo e a gente começa a fazer planos para aproveitar os dias quentes, de preferência com muita sombra e água fresca. Mas você sabia que também é preciso...

ProHeart: saiba mais sobre a proteção contra o verme do coração

ProHeart: saiba mais sobre a proteção contra o verme do coração

Produzido em parceria com o Dr. Vinícius Dayoub, médico veterinário do Pet Care. O ProHeart é um medicamento injetável utilizado para a prevenção da dirofilariose, uma doença transmitida por mosquitos que afeta cães e gatos, mas é muito mais comum em cachorros. Em seu...

Vacina para cachorro filhote: um guia completo!

Vacina para cachorro filhote: um guia completo!

Produzido em parceria com a Dra. Priscila Gouvea, médica veterinária do Pet Care Animália. Você sabia que a vacina para cachorro filhote é a principal barreira de proteção contra muitas doenças graves e até fatais? Nos primeiros meses de vida, os filhotes ainda estão...

Mais Categorias