Home / CÃES / Cachorro Com A Cabeça Inclinada: Por Que Os Cães Fazem Isso Para Ouvir?

Você já percebeu seu cachorro com a cabeça inclinada quando você fala com ele? Quando isso acontece, corremos para tirar uma foto, tamanho é o charme. Mas essa inclinação não é apenas fofura, ela tem uma razão para acontecer. Os cães, para identificar a origem do som, precisam acompanhá-lo com a cabeça. Vamos entender mais sobre essa curiosidade?

A audição dos cachorros

Os pets possuem uma audição mais apurada do que as pessoas. Eles são capazes de detectar frequências e sons que não percebemos. No entanto, os humanos têm a vantagem de perceber facilmente de onde vem o som, sem fazer nenhum esforço, enquanto os cães precisam virar a cabeça e movimentar as orelhas para distinguir.

Leia também: Como saber se meu cão ou gato está com dor de ouvido?

Cachorro com a cabeça inclinada: o que significa?

Como as orelhas dos cãezinhos dificultam a captação do som, eles as movimentam para otimizar a detecção. Ao mexer as orelhas, os pets conseguem avaliar a localização e a distância do som. Então, é por isso que percebemos o cachorro com a cabeça inclinada quando falamos alguma coisa.

A eficácia varia conforme a raça do cachorro, uma vez que existem vários tipos de orelhas. Um cocker spaniel, por exemplo, tem orelhas compridas que tampam completamente os ouvidos, enquanto um pastor alemão tem apenas a parte posterior do canal auditivo coberta.

Para compensar a interferência das orelhas, os cães inclinam a cabeça para ouvir corretamente. Se um som interessante vem da frente, o cachorro inclina a cabeça na direção dele. Se vem de trás, ele pode virar antes de inclinar a cabeça. Se o som vem lateralmente, fica mais fácil, pois normalmente as orelhas já estão posicionadas para captar as ondas sonoras.

Prestando atenção em você

Você já deve ter notado seu pet olhando atentamente e inclinando a cabeça enquanto você fala. O som é captado pelo canal auditivo externo, canalizado para o ouvido médio e interno, e transmitido ao cérebro. Os músculos do ouvido médio de um cão são controlados pela mesma parte do cérebro que controla expressões faciais e movimentos da cabeça. Assim, quando um cachorro inclina a cabeça para o lado, está concentrado no que você diz.

Além de movimentar as orelhas e inclinar a cabeça, os cachorros prestam atenção na expressão facial, nos movimentos dos olhos, no tom de voz e na linguagem corporal das pessoas.

Alguns cães movimentam mais a cabeça do que outros

Cães de focinho longo podem mexer mais a cabeça, pois o focinho pode atrapalhar a visão. Dessa forma, cães braquicefálicos, ou de focinho curto, como pug, shih tzu, lhasa apso, pequinês e buldogue, por exemplo, tendem a movimentar menos a cabeça, pois não têm um grande nariz que atrapalhe a visualização.

A inclinação de cabeça também pode ser um charme

Os cachorros também inclinam a cabeça porque sabem que gostamos. A culpa é toda nossa! Quando um cãozinho faz aquela pose irresistível, nós o elogiamos ou fazemos carinho instintivamente. Eles aprendem que, ao inclinar a cabeça, nos agradam, e usam esse “truque” para receber carinho.

Agora você sabe o que significa um cachorro com a cabeça inclinada. E, sim, isso é realmente adorável!

Aproveite para ler também sobre algumas curiosidades sobre os cachorros e sua saúde bucal.

Fonte:

VCA Hospitals

Artigos Relacionados

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?