Home / CÃES / Casos Clínicos / Alergia Alimentar em cães

Alergia é uma doença para a vida toda. Precisamos descobrir o que causa o problema e tentar expor o animal o mínimo possível ao alérgeno. Existem alguns animais que são atópicos (tem alergia a tudo) e estes são bem mais difíceis de controlar e precisam de medicação a vida inteira.

Os fatores que causam alergia podem ser desde insetos com pulgas e carrapatos, alimentos, produtos químicos, plantas, pólens, pelo de animais, pó, mofo… Somente o médico veterinário, especialmente um dermatologista veterinário, pode ajudar a resolver junto com o proprietário o problema.

É necessário muita cumplicidade, paciência e esforço de todos, como no caso acima para se chegar a um bom resultado.

Uma vez, atendemos um cãozinho chamado Bob que possuía alguns problemas de pele. Coçava-se muito, tinha ferimentos, nenhum banho durava muito e logo ficava mal cheiroso. Quando veio ao PetCare, há anos atrás com problema sério de pele, foi diagnosticada dermatite alérgica, mas precisávamos descobrir qual alérgeno estava causando o problema.

Foi prescrita uma dieta caseira sem nenhuma proteína que ele já tivesse consumido por um período prolongado. Nas rações, as proteínas mais comuns são frango e carne bovina. Fizemos também um teste alérgico (coletando sangue e enviando para os EUA) e deu que ele também era alérgico a grama e certos pólens.

Após alguns meses de dieta a base de peixe (salmão e cação) e, posteriormente trocada por carne de coelho, houve considerável melhora e começamos a introduzir gradualmente as outras proteínas. Quando ele ingeriu frango, voltou a coçar muito e a dermatite recidivou.

Descobrimos a proteína que causava alergia, ele passou a não frequentar mais jardins, toma banhos semanais com shampoos medicamentosos e agora a alergia está sob controle.

Artigos Relacionados

Mais Categorias